Post: Parlamentares celebram rejeição da PEC da Blindagem no Senado

A rejeição da PEC da Blindagem pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, nesta quarta-feira (24), foi comemorada por parlamentares tanto da esquerda quanto da direita. A proposta, que limitava a atuação da Justiça contra congressistas e dirigentes partidários, foi rejeitada de forma unânime pelos senadores.

O líder do governo no Senado, Randolfe Rodrigues (PT-AP), destacou em publicação no X que o resultado foi fruto da mobilização popular: “Essa conquista não é de um ou de outro, é do povo brasileiro, que foi às ruas, levantou a voz e mostrou a força da democracia. Essa vitória é nossa”.

Na Câmara, o deputado Kim Kataguiri (União-SP) também celebrou o recuo, atribuindo o desfecho à pressão popular. Já a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) classificou a PEC como uma tentativa de transformar o Parlamento em “refúgio da impunidade”, ressaltando que a derrota simboliza um avanço para a transparência e contra privilégios.

Mesmo com forte rejeição social, a proposta havia sido aprovada na semana passada pelo plenário da Câmara dos Deputados, o que provocou reações negativas de parlamentares e movimentos sociais. No Senado, no entanto, o relator Alessandro Vieira (MDB-SE) já havia sinalizado a rejeição total do texto. Para ele, “a política não precisa de blindagem para bandidos poderosos, precisa de transparência, honestidade e foco em resolver os problemas do povo”.

A PEC da Blindagem previa que qualquer investigação ou prisão de parlamentares dependeria de autorização prévia do Congresso Nacional. Além disso, estendia prerrogativas especiais a presidentes nacionais de partidos, que seriam julgados exclusivamente pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

A mobilização popular contra a medida também ganhou força nas ruas. No domingo (21), manifestações ocorreram em diversas cidades do país, reunindo artistas, movimentos sociais e cidadãos em defesa da rejeição da proposta. Para senadores e analistas políticos, o resultado já era esperado diante da forte pressão social e da avaliação negativa da proposta no Senado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias

“Arte e Sabor no Cristo” celebra o Dia Mundial do Turismo em Senador Canedo

“Arte e Sabor no Cristo” celebra o Dia Mundial do Turismo em…

No próximo sábado, 27, Senador Canedo convida a população a subir o Morro Santo Antônio para viver uma experiência que mistura tradição,…

Obra reduz alagamento na Rua Jorge Amador, em Senador Canedo

Obra reduz alagamento na Rua Jorge Amador, em Senador Canedo

Iniciada há cerca de um mês, uma obra da Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria de Infraestrutura, reduziu o volume…

Parlamentares celebram rejeição da PEC da Blindagem no Senado

Parlamentares celebram rejeição da PEC da Blindagem no Senado

A rejeição da PEC da Blindagem pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, nesta quarta-feira (24), foi comemorada por…

Caiado afirma que sistema penitenciário é peça-chave no combate ao crime

Caiado afirma que sistema penitenciário é peça-chave no combate ao crime

O governador Ronaldo Caiado (UB) recebeu nesta quarta-feira, 24, em Goiânia, parlamentares federais de diferentes estados em um encontro voltado à apresentação…

Homem é atropelado e morto a facadas em Goiânia; três suspeitos são presos

Homem é atropelado e morto a facadas em Goiânia; três suspeitos são…

Crime foi registrado por câmeras de segurança na Vila Mutirão e levou à prisão em flagrante dos envolvidos   Um homicídio brutal…

Ato contra PEC da Blindagem reúne movimentos sociais na Praça Universitária em Goiânia

Ato contra PEC da Blindagem reúne movimentos sociais na Praça Universitária em…

Na tarde deste domingo (21), Goiânia recebeu um grande protesto contra a chamada PEC da Blindagem e contra o projeto de lei…