Post: Trump recua após mundo decidir não apanhar calado, diz Sakamoto

Trump recua após mundo decidir não apanhar calado, diz Sakamoto

Na segunda (7), o presidente dos EUA reagiu e aplicou uma tarifa adicional de 50% em cima das taxas já impostas anteriormente ao país asiático. Com isso, os produtos chineses podem receber uma tarifa de até 104% para entrarem nos EUA. Novamente, como resposta, a China também elevou hoje para 84% a carga tarifária aos produtos americanos importados.

Além da China, o Canadá e a União Europeia também reagiram com retaliações aos Estados Unidos. O Japão também estava seguindo o mesmo caminho. Após pressão de Bolsas e investidores, Trump recuou e fixou a tarifa de 10% para os países, com exceção dos chineses, por um prazo de 90 dias.

A China retaliou, a União Europeia retaliou e outros países também estavam planejando retaliar. Os títulos do tesouro americano, considerados um porto seguro para investidores do mundo inteiro, estavam caindo. As pessoas estavam retirando e colocando seu dinheiro em outros mercados. Por quê? Os Estados Unidos, sob a gestão de Donald Trump, não são mais confiáveis como antes.

Há outros países e empresas planejando fazer negócio com a China por considerá-la mais estável que os Estados Unidos. O mundo lançou respostas. Houve pressão de Wall Street, de bilionários que o apoiaram, de Elon Musk. E aí houve um recuo, embora eles não admitam que houve o recuo.

Ele [o Trump] centralizou o fogo contra a China, mas os mercados já acreditam que, nessa guerra, com os chineses, ele deve dar para trás também em algum momento, porque não vai segurar. Ou seja, [após o anúncio do governo americano], os mercados subiram porque viram que o Trump… eu não queria usar esse termo, mas é isso: se apertar, ele afrouxa. Leonardo Sakamoto, colunista do UOL

Professor: China passou a ‘pagar para ver’ em guerra comercial contra Trump

No UOL News, o professor de relações internacionais Leonardo Trevisan afirmou que a China mudou a sua estratégia e passou a estabelecer o “pagar para ver” na guerra comercial contra Donald Trump.



Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias

“Arte e Sabor no Cristo” celebra o Dia Mundial do Turismo em Senador Canedo

“Arte e Sabor no Cristo” celebra o Dia Mundial do Turismo em…

No próximo sábado, 27, Senador Canedo convida a população a subir o Morro Santo Antônio para viver uma experiência que mistura tradição,…

Obra reduz alagamento na Rua Jorge Amador, em Senador Canedo

Obra reduz alagamento na Rua Jorge Amador, em Senador Canedo

Iniciada há cerca de um mês, uma obra da Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria de Infraestrutura, reduziu o volume…

Parlamentares celebram rejeição da PEC da Blindagem no Senado

Parlamentares celebram rejeição da PEC da Blindagem no Senado

A rejeição da PEC da Blindagem pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, nesta quarta-feira (24), foi comemorada por…

Caiado afirma que sistema penitenciário é peça-chave no combate ao crime

Caiado afirma que sistema penitenciário é peça-chave no combate ao crime

O governador Ronaldo Caiado (UB) recebeu nesta quarta-feira, 24, em Goiânia, parlamentares federais de diferentes estados em um encontro voltado à apresentação…

Homem é atropelado e morto a facadas em Goiânia; três suspeitos são presos

Homem é atropelado e morto a facadas em Goiânia; três suspeitos são…

Crime foi registrado por câmeras de segurança na Vila Mutirão e levou à prisão em flagrante dos envolvidos   Um homicídio brutal…

Ato contra PEC da Blindagem reúne movimentos sociais na Praça Universitária em Goiânia

Ato contra PEC da Blindagem reúne movimentos sociais na Praça Universitária em…

Na tarde deste domingo (21), Goiânia recebeu um grande protesto contra a chamada PEC da Blindagem e contra o projeto de lei…