Post: Cúpula da Celac dá recado a Trump em declaração final – 09/04/2025 – Mundo

Cúpula da Celac dá recado a Trump em declaração final - 09/04/2025 - Mundo

A declaração final da cúpula da Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos), publicada nesta quarta-feira (9), surpreendeu até mesmo membros do Itamaraty em Tegucigalpa, capital de Honduras, onde o evento acontece, ao incluir menções a gênero e um recado a Donald Trump, ainda que sem mencioná-lo nominalmente.

O texto rechaça a “imposição de medidas coercitivas unilaterais contrárias ao direito internacional, incluindo as restritivas ao comércio internacional”, em uma referência ao tarifaço do presidente americano anunciado na semana passada, e afirma que uma das prioridades da Colômbia, próxima presidente do grupo, deve ser a igualdade de gênero.

O motivo da surpresa é que o texto divulgado pela organização não tem nenhuma menção a divergências —um cenário improvável no atual momento de fragmentação política da região. Em uma entrevista coletiva, porém, o chanceler hondurenho, Enrique Reina, disse que o documento não teve a adesão de Argentina, Paraguai e Nicarágua.

Trata-se de uma solução pouco usual para um fórum que exige consenso de seus 33 países-membros para esse tipo de comunicado. Horas após o primeiro anúncio, a organização do evento divulgou novamente um arquivo com o texto, desta vez com uma nota de rodapé que dizia: “Esta declaração foi contestada pelas delegações de Argentina, Nicarágua e Paraguai por diferentes razões que respeitamos e reconhecemos”.

Embora não estejam claros quais eram os pontos de divergência, a Argentina do ultraliberal Javier Milei é alérgica a qualquer menção a gênero, situação parecida com a do Paraguai de Santiago Peña. Já a Nicarágua, sob uma ditadura de esquerda e taxada em 18% no tarifaço trumpista, costuma ser uma crítica contumaz dos Estados Unidos —o que dificilmente seria atendido por um grupo de países em geral tão dependentes de Washington.

A discrepância entre os líderes em desacordo com o rascunho final dão uma amostra da encruzilhada em que se encontra o projeto de integração da América Latina. O presidente Lula (PT) inclusive mencionou, ainda que indiretamente, o desafio das negociações ao discursar na cúpula nesta quarta.

“Nossa integração é uma tarefa inadiável que não deve ficar a mercê de divergências ideológicas. Por isso, é chegada a hora de enfrentar um debate sobre a regra do consenso”, disse o brasileiro em Tegucigalpa. “Mesmo que reconheçamos seu mérito de formar convergências, é inegável que hoje ela tem gerado mais paralisia do que unidade, formando-se um verdadeiro poder de veto.”

Após a reunião, em resposta a um questionamento da Folha sobre o assunto, Lula reafirmou que “consenso não pode ser o direito de veto”. “Você não pode ter 40 países e um só decidir que não gosta de uma coisa e você não assinar o documento. É muito melhor você assinar o documento e colocar no rodapé: ‘tal país não quis assinar’. É muito mais democrático, é muito melhor, e as coisas evoluem, as coisas andam. O que não dá é para você, em nome do consenso, utilizar o veto”, disse.

Apesar da falta de consenso, o balanço do Itamaraty, no geral, parece ser positivo. O próprio fato de a cúpula estar acontecendo em um cenário hostil é visto como uma vitória —a Celac não se reuniu de 2018 a 2020, ano no qual o Brasil, sob o governo de Jair Bolsonaro, saiu do grupo. O retorno à comunidade foi uma das primeiras ações de Lula no âmbito internacional após o retorno do petista ao Palácio do Planalto.

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias

“Arte e Sabor no Cristo” celebra o Dia Mundial do Turismo em Senador Canedo

“Arte e Sabor no Cristo” celebra o Dia Mundial do Turismo em…

No próximo sábado, 27, Senador Canedo convida a população a subir o Morro Santo Antônio para viver uma experiência que mistura tradição,…

Obra reduz alagamento na Rua Jorge Amador, em Senador Canedo

Obra reduz alagamento na Rua Jorge Amador, em Senador Canedo

Iniciada há cerca de um mês, uma obra da Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria de Infraestrutura, reduziu o volume…

Parlamentares celebram rejeição da PEC da Blindagem no Senado

Parlamentares celebram rejeição da PEC da Blindagem no Senado

A rejeição da PEC da Blindagem pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, nesta quarta-feira (24), foi comemorada por…

Caiado afirma que sistema penitenciário é peça-chave no combate ao crime

Caiado afirma que sistema penitenciário é peça-chave no combate ao crime

O governador Ronaldo Caiado (UB) recebeu nesta quarta-feira, 24, em Goiânia, parlamentares federais de diferentes estados em um encontro voltado à apresentação…

Homem é atropelado e morto a facadas em Goiânia; três suspeitos são presos

Homem é atropelado e morto a facadas em Goiânia; três suspeitos são…

Crime foi registrado por câmeras de segurança na Vila Mutirão e levou à prisão em flagrante dos envolvidos   Um homicídio brutal…

Ato contra PEC da Blindagem reúne movimentos sociais na Praça Universitária em Goiânia

Ato contra PEC da Blindagem reúne movimentos sociais na Praça Universitária em…

Na tarde deste domingo (21), Goiânia recebeu um grande protesto contra a chamada PEC da Blindagem e contra o projeto de lei…