Post: PT: Racha cresce com acusação e candidato sem aval de Lula – 09/04/2025 – Poder

PT: Racha cresce com acusação e candidato sem aval de Lula - 09/04/2025 - Poder

Apesar do empenho pessoal do presidente Lula (PT) em favor do ex-prefeito Edinho Silva, a disputa pela presidência do PT ganhou novos lances com questionamento sobre gastos da campanha do favorito do Palácio do Planalto e lançamento de uma candidatura adversária.

Na terça-feira (8), Valter Pomar, dirigente da corrente Articulação de Esquerda e também candidato à presidência, encaminhou um pedido de informações ao presidente do PT, Humberto Costa, e à tesoureira, Gleide Andrade, para perguntar se o partido estava cobrindo as despesas de viagens de Edinho pelo país.

Ao texto, publicado nas redes sociais, anexou postagens do próprio Edinho, com fotos e descrição do roteiro do fim de semana por três municípios: Palmas (TO), Cuiabá (MT) e Contagem (MG).

No mesmo dia, recebeu um ofício assinado por Costa e Gleide: “O diretório nacional do Partido dos Trabalhadores informa que não custeou quaisquer despesas vinculadas a tais atividades e não possui quaisquer informações sobre o assunto”, responderam.

“Salvo melhor juízo, não há voo comercial disponível para estar nessas três cidades num único final de semana, nos horários das atividades divulgadas pelo Instagram (ver prints)”, tinha escrito Pomar.

Ele tinha acrescentado ainda que, a seu ver, tudo indicava, “portanto, que o deslocamento foi feito de jatinho”. Ressaltou ainda o que chamou de caráter profissional da divulgação, o que exigiria o acompanhamento de uma equipe.

Na mensagem, apresentou três possíveis origens para o dinheiro, incluindo, entre as opções, doação empresarial ou de militantes. A partir daí questionou se o partido estaria arcando com esses gastos —sendo essa a terceira hipótese.

Publicada por Pomar, a troca de mensagens circulou na rede petista. E, procurado pela Folha, Edinho não quis comentar o assunto.

Nesta quarta (9), Pomar encaminhou nova mensagem questionando a cúpula do partido sobre suposto impulsionamento de postagens em apoio a Edinho. Já no Congresso, o ex-presidente do PT e deputado federal, Rui Falcão (SP), anunciava sua candidatura em oposição a Edinho.

Em uma clara menção ao ex-prefeito, apontou como semente de sua candidatura uma carta encaminhada aos militantes em que defendeu um PT vigoroso e aguerrido que “enfrente a direita não com flores”. Ele diz que daí nasceu um manifesto em favor de seu nome.

“Você não combate o fascismo, como dizem que nós estamos aqui no fascismo, com flores. Você combate com mobilização social, com luta”, disse ele, que lançará oficialmente a candidatura na segunda-feira (14), em São Paulo.

Questionado sobre a possibilidade de voltar atrás a pedido de Lula, Falcão lançou dúvidas sobre uma iniciativa do presidente nesse sentido. O deputado diz que não há problemas em conversar com o presidente e está empenhado na reeleição dele, “a maior liderança que nós temos”.

Ele afirmou ainda que não é uma candidatura contra Lula, nem em desafio ao presidente, até porque não ouviu dele uma manifestação em prol de outro candidato. “Eu acho que ele tem o maior respeito pelos militantes do PT, pela minha história. Tenho dúvidas se ele me chamaria para tentar me dissuadir”, disse.

Falcão espera contar com apoio de deputados federais para a eleição interna do partido. Como Edinho tem enfrentado resistência dentro da ala que integra —a CNB (Construindo um Novo Brasil)—, a tentativa é que o lançamento de candidaturas leve a disputa para um segundo turno.

Edinho, no entanto, tem ampliado alianças para além da CNB. Nesta quarta-feira, recebeu o apoio do ex-ministro Paulo Pimenta. Seus aliados contabilizam votos que lhe garantiriam vitória em primeiro turno.

Lula, por sua vez, chegou a participar de reuniões com dirigentes do partido na tentativa de viabilizar um acordo que evite desgastes internos. Até agora, sem sucesso.

No centro da disputa, também está o controle do caixa do partido. Em fevereiro, o PT aprovou mudança no estatuto para permitir a reeleição de parlamentares e dirigentes partidários que já tenham exercido três mandatos consecutivos na mesma Casa Legislativa ou instância da sigla. A decisão permite a reeleição da tesoureira do partido.

Apoiadores de Edinho lembram, porém, que tradicionalmente a tesouraria fica a cargo de pessoas de confiança dos presidentes da sigla.

A eleição interna do partido está marcada para julho. A legenda é interinamente comandada pelo senador Humberto Costa, desde que Gleisi Hoffmann deixou o comando para assumir o ministério das Relações Institucionais, em março.

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias

“Arte e Sabor no Cristo” celebra o Dia Mundial do Turismo em Senador Canedo

“Arte e Sabor no Cristo” celebra o Dia Mundial do Turismo em…

No próximo sábado, 27, Senador Canedo convida a população a subir o Morro Santo Antônio para viver uma experiência que mistura tradição,…

Obra reduz alagamento na Rua Jorge Amador, em Senador Canedo

Obra reduz alagamento na Rua Jorge Amador, em Senador Canedo

Iniciada há cerca de um mês, uma obra da Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria de Infraestrutura, reduziu o volume…

Parlamentares celebram rejeição da PEC da Blindagem no Senado

Parlamentares celebram rejeição da PEC da Blindagem no Senado

A rejeição da PEC da Blindagem pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, nesta quarta-feira (24), foi comemorada por…

Caiado afirma que sistema penitenciário é peça-chave no combate ao crime

Caiado afirma que sistema penitenciário é peça-chave no combate ao crime

O governador Ronaldo Caiado (UB) recebeu nesta quarta-feira, 24, em Goiânia, parlamentares federais de diferentes estados em um encontro voltado à apresentação…

Homem é atropelado e morto a facadas em Goiânia; três suspeitos são presos

Homem é atropelado e morto a facadas em Goiânia; três suspeitos são…

Crime foi registrado por câmeras de segurança na Vila Mutirão e levou à prisão em flagrante dos envolvidos   Um homicídio brutal…

Ato contra PEC da Blindagem reúne movimentos sociais na Praça Universitária em Goiânia

Ato contra PEC da Blindagem reúne movimentos sociais na Praça Universitária em…

Na tarde deste domingo (21), Goiânia recebeu um grande protesto contra a chamada PEC da Blindagem e contra o projeto de lei…