Post: Rio amplia vacina da dengue para jovens de 19 e 20 anos – 09/04/2025 – Equilíbrio e Saúde

Rio amplia vacina da dengue para jovens de 19 e 20 anos - 09/04/2025 - Equilíbrio e Saúde

A cidade do Rio de Janeiro começou a vacinar contra a dengue jovens de 19 e 20 anos a partir desta quarta-feira (10). A ampliação da faixa etária vale até o dia 18 de abril ou enquanto durarem as doses disponíveis — ao todo, 26 mil vacinas foram liberadas pela prefeitura para esse público. Crianças e adolescentes de 10 a 18 anos seguem contemplados pela campanha.

“Somente 26 mil doses foram disponibilizadas para essa aplicação. Então, as pessoas que chegarem primeiro vão conseguir tomar a vacina. Os estoques estão no final, e, por isso, a gente recomenda que as pessoas procurem as unidades o quanto antes para se vacinar”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

Para receber o imunizante, é necessário apresentar documento de identidade e, se possível, a carteira de vacinação. A campanha acontece em todas as 240 unidades de atenção primária da cidade, além do Super Centro Carioca de Vacinação, com unidades em Botafogo e no ParkShopping de Campo Grande.

Os locais de vacinação no município do Rio podem ser consultados no site da prefeitura.

A vacina contra a dengue é aplicada em duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Quem teve dengue recentemente precisa aguardar seis meses a partir do início dos sintomas para tomar a primeira dose. Caso a infecção ocorra após a aplicação da primeira, é necessário aguardar 30 dias desde o início dos sintomas para tomar a segunda dose.

A ampliação da faixa etária faz parte da estratégia do Ministério da Saúde para evitar o desperdício de doses próximas ao vencimento. Embora o protocolo do PNI (Programa Nacional de Imunizações) priorize crianças e adolescentes de 10 a 14 anos que vivem em áreas com maior incidência da doença, a baixa adesão levou a pasta a autorizar a aplicação em outros públicos.

O Brasil é o primeiro país do mundo a incorporar a vacina contra a dengue à rede pública de saúde. Das 6,5 milhões de doses enviadas pelo governo federal aos estados e municípios, apenas 3,3 milhões foram aplicadas até o momento.

Além da vacinação, as autoridades de saúde reforçam a importância de ações de prevenção para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunha. A recomendação é manter caixas d’água tampadas, eliminar recipientes que possam acumular água parada e limpar calhas, vasos e ralos com frequência.

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias

“Arte e Sabor no Cristo” celebra o Dia Mundial do Turismo em Senador Canedo

“Arte e Sabor no Cristo” celebra o Dia Mundial do Turismo em…

No próximo sábado, 27, Senador Canedo convida a população a subir o Morro Santo Antônio para viver uma experiência que mistura tradição,…

Obra reduz alagamento na Rua Jorge Amador, em Senador Canedo

Obra reduz alagamento na Rua Jorge Amador, em Senador Canedo

Iniciada há cerca de um mês, uma obra da Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria de Infraestrutura, reduziu o volume…

Parlamentares celebram rejeição da PEC da Blindagem no Senado

Parlamentares celebram rejeição da PEC da Blindagem no Senado

A rejeição da PEC da Blindagem pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, nesta quarta-feira (24), foi comemorada por…

Caiado afirma que sistema penitenciário é peça-chave no combate ao crime

Caiado afirma que sistema penitenciário é peça-chave no combate ao crime

O governador Ronaldo Caiado (UB) recebeu nesta quarta-feira, 24, em Goiânia, parlamentares federais de diferentes estados em um encontro voltado à apresentação…

Homem é atropelado e morto a facadas em Goiânia; três suspeitos são presos

Homem é atropelado e morto a facadas em Goiânia; três suspeitos são…

Crime foi registrado por câmeras de segurança na Vila Mutirão e levou à prisão em flagrante dos envolvidos   Um homicídio brutal…

Ato contra PEC da Blindagem reúne movimentos sociais na Praça Universitária em Goiânia

Ato contra PEC da Blindagem reúne movimentos sociais na Praça Universitária em…

Na tarde deste domingo (21), Goiânia recebeu um grande protesto contra a chamada PEC da Blindagem e contra o projeto de lei…