Na tarde deste domingo (21), Goiânia recebeu um grande protesto contra a chamada PEC da Blindagem e contra o projeto de lei que prevê anistiar pessoas condenadas pela participação nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. A concentração começou às 16h, na Praça Universitária, e contou com a presença de sindicatos, movimentos sociais e partidos políticos.
A mobilização faz parte de uma série de manifestações organizadas em 33 cidades do país, incluindo 22 capitais, convocadas pelas redes sociais em resposta às recentes decisões do Congresso Nacional. Na última semana, os deputados aprovaram a PEC da Blindagem, que dificulta a abertura de processos penais contra parlamentares, além de dar urgência à tramitação do projeto de anistia.
Em Goiás, participaram da manifestação entidades como o Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência (Sintfesp-GO/TO), o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato), o Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde no Estado (Sindsaúde/GO), o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (SINTEGO) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS/CUT).
Os manifestantes empunharam faixas e cartazes em defesa da democracia e contra medidas que, segundo eles, representam um retrocesso no combate à impunidade de parlamentares e no enfrentamento aos atos antidemocráticos ocorridos em Brasília.