Post: MEC fala em reforço de transparência após dados barrados – 09/04/2025 – Educação

MEC fala em reforço de transparência após dados barrados - 09/04/2025 - Educação

Sob promessa de ampliar a transparência, o Ministério da Educação anunciou a criação de um comitê para reavaliar os dados do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), após o Inep (Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa) tentar engavetar as informações sobre alfabetização no Brasil.

O ministro Camilo Santana afirmou, nesta quarta-feira (9), que escolheu “notórios especialistas” da área para compor o grupo e que o objetivo é de orientar e fazer recomendações sobre o sistema de avaliação.

“Quando ocorre divergência de dados, como ocorreu recentemente, para dar transparência a tudo isso, criamos uma portaria ontem, um grupo de notórios, especialistas na área, para tirar qualquer dúvida e dar orientações ao MEC sobre esse tema. Considero fundamental para dar transparência”, afirmou.

Os nove integrantes do comitê foram escolhidos pelo próprio ministro a partir de voluntários e, segundo publicação no Diário Oficial, o grupo terá como objetivo “apresentar recomendações” e “avaliar propostas” para melhorias nos procedimentos do Saeb.

O prazo dos trabalhos é de 30 dias, prorrogáveis pelo mesmo período, se necessário.

A declaração aconteceu durante o evento do Censo Escolar de 2024, que foi divulgado com meses de atraso. Foi a primeira vez que ele se pronunciou à imprensa sobre a crise na transparência de dados da educação.

Como revelou Folha, o Inep quis engavetar os dados de alfabetização do Saeb de 2023, em uma decisão inédita.

O movimento foi contestado por técnicos do MEC, e o ministro Santana ordenou a divulgação das informações.

Quando revelados, os dados confirmaram o que era uma suspeita de servidores da pasta: havia diferenças entre o Saeb e um novo índice de alfabetização utilizado pelo governo no ano passado, que tinha como base as avaliações aplicadas pelos estados.

Enquanto a avaliação já divulgada, com informações estaduais, mostrava que 56% das crianças do 2º ano estavam alfabetizadas em 2023, os dados do sistema nacional indicam um percentual menor, de 49%.

Isso representa queda com relação a 2019, antes da pandemia, quando o mesmo Saeb indicava que o país tinha 55% das crianças alfabetizadas, segundo critérios de aprendizagem definidos pelo atual governo.

A divulgação anterior aconteceu em 2024 e, já na época, foi criticada por especialistas, que questionavam sua metodologia e possíveis problemas na compatibilização com os dados nacionais.

Na época, Santana foi questionado sobre isso e concordou que os métodos eram diferentes, mas que isso não traria maiores problemas.

O governo, então, prometeu que daria transparência aos dados do Saeb —mas, no início deste ano, tentou ocultá-los.

Nesta quarta, o ministro defendeu a necessidade de se dar transparência aos dados e às avaliações.

Ele e o presidente do Inep, Manuel Palácios, lembraram que foram encontradas divergências e problemas nas amostras colhidas pelo Saeb, o que motivou a decisão de não divulgação e reforçou a necessidade de uma reavaliação de seus procedimentos.

Santana também reafirmou o compromisso da pasta em dar espaço também para os dados produzidos a partir dos estados —e questionados por especialistas—, de forma complementar às avaliações nacionais.

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias

“Arte e Sabor no Cristo” celebra o Dia Mundial do Turismo em Senador Canedo

“Arte e Sabor no Cristo” celebra o Dia Mundial do Turismo em…

No próximo sábado, 27, Senador Canedo convida a população a subir o Morro Santo Antônio para viver uma experiência que mistura tradição,…

Obra reduz alagamento na Rua Jorge Amador, em Senador Canedo

Obra reduz alagamento na Rua Jorge Amador, em Senador Canedo

Iniciada há cerca de um mês, uma obra da Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria de Infraestrutura, reduziu o volume…

Parlamentares celebram rejeição da PEC da Blindagem no Senado

Parlamentares celebram rejeição da PEC da Blindagem no Senado

A rejeição da PEC da Blindagem pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, nesta quarta-feira (24), foi comemorada por…

Caiado afirma que sistema penitenciário é peça-chave no combate ao crime

Caiado afirma que sistema penitenciário é peça-chave no combate ao crime

O governador Ronaldo Caiado (UB) recebeu nesta quarta-feira, 24, em Goiânia, parlamentares federais de diferentes estados em um encontro voltado à apresentação…

Homem é atropelado e morto a facadas em Goiânia; três suspeitos são presos

Homem é atropelado e morto a facadas em Goiânia; três suspeitos são…

Crime foi registrado por câmeras de segurança na Vila Mutirão e levou à prisão em flagrante dos envolvidos   Um homicídio brutal…

Ato contra PEC da Blindagem reúne movimentos sociais na Praça Universitária em Goiânia

Ato contra PEC da Blindagem reúne movimentos sociais na Praça Universitária em…

Na tarde deste domingo (21), Goiânia recebeu um grande protesto contra a chamada PEC da Blindagem e contra o projeto de lei…