Post: STJ anula condenação de homem que passou os últimos 15 anos preso

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) anulou nesta terça-feira (14) a sentença imposta a Francisco Mairlon Barros Aguiar, condenado por suposta participação no Crime da 113 Sul, como ficou conhecido o triplo homicídio ocorrido em Brasília em 2009.

Com a decisão, Francisco deve ser solto nos próximos dias, após a publicação do acórdão e a notificação às autoridades penitenciárias do Distrito Federal. A Justiça também anulou todo o processo referente ao caso, o que faz com que ele não seja mais considerado réu pelas três mortes.

A defesa de Francisco foi conduzida pela ONG Innocence Project, que atua em casos marcados por erros judiciais. A advogada Dora Cavalcanti alegou que os depoimentos que embasaram a condenação ocorreram sob pressão e intimidação dos investigadores. Segundo ela, Francisco foi esquecido pelo Estado e permaneceu 15 anos preso sem provas. A única evidência usada no julgamento, segundo a defesa, foram confissões extrajudiciais obtidas de forma irregular.

O Ministério Público do Distrito Federal ainda pode recorrer da decisão do STJ.

O crime foi supostamente encomendado pela filha das vítimas, a arquiteta Adriana Villela, que também teve sua condenação anulada recentemente. Inicialmente, Adriana havia sido sentenciada a 61 anos de prisão, mas o STJ determinou um novo julgamento.

O triplo homicídio ocorreu em 29 de agosto de 2009, quando foram assassinados o ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral, José Guilherme Villela; sua esposa, Maria Villela; e a empregada doméstica Francisca Nascimento da Silva. Francisco foi preso em 2010 e condenado em 2013 a 55 anos de prisão, pena depois reduzida para 47 anos.

Outros dois envolvidos continuam presos: Leonardo Campos Alves, ex-porteiro do prédio, condenado a 60 anos, e seu sobrinho, Paulo Cardoso Santana, condenado a 62 anos. O caso ficou conhecido nacionalmente e inspirou séries e podcasts sobre erros judiciais e crimes de grande repercussão.

PUBLICIDADE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias

Kits escolares 2026 chegam em Senador Canedo<br>

Kits escolares 2026 chegam em Senador Canedo

A Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, já iniciou a distribuição dos kits escolares nas unidades de…

Prefeitura de Senador Canedo abre cadastro para Transporte Escolar 2026

Prefeitura de Senador Canedo abre cadastro para Transporte Escolar 2026

Prefeitura de Senador Canedo abre cadastro para Transporte Escolar 2026 Inscrições começam nesta quinta-feira (8) e seguem até 15 de janeiro, exclusivamente…

Dola Cai 1% e real tem melhor desempenho no 1° dia de 2026

Dola Cai 1% e real tem melhor desempenho no 1° dia de…

PRIMEIRA SESSÃO DO ANO 🪙 O real abriu 2026 com o pé direito ao registrar o melhor desempenho contra o dólar entre…

Praça Criativa Central fica lotada e Senador Canedo recebe 2026 em clima de união e celebração

Praça Criativa Central fica lotada e Senador Canedo recebe 2026 em clima…

Na noite de 31 de dezembro, milhares de moradores ocuparam a Praça Criativa Central para celebrar a virada do ano em um…

Fios furtados e receptação: operação apreende mais de 200 kg em Senador Canedo<br>

Fios furtados e receptação: operação apreende mais de 200 kg em Senador…

A Operação Equicobre resultou na apreensão de quase 200 quilos de fios de alumínio e cobre durante uma vistoria realizada em um…

GCM prende suspeito após furto em loja no Jardim Todos os Santos em Senador Canedo<br>

GCM prende suspeito após furto em loja no Jardim Todos os Santos…

A Guarda Civil Municipal de Senador Canedo prendeu um homem de 40 anos suspeito de furtar diversos produtos de uma loja de…